Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

YogaProjection

Mantenha o Eu, o Yoga adapta-se. ∞ Keep the Self, Yoga adapts.

YogaProjection

Mantenha o Eu, o Yoga adapta-se. ∞ Keep the Self, Yoga adapts.

Yoga Personalizado

As sessões de Yoga personalizado, são um serviço que visa estreitar a relação entre o Yoga e o praticante, e entre este e o seu corpo, mente e espírito.

 

A primeira sessão é a mais importante e, por isso, gratuita. É nesta sessão que aferimos empatia, intenções e estabelecemos o fio condutor das futuras sessões. A conversa, segue em torno das questões de saúde (física e emocional) do praticante, das expectativas em relação ao Yoga, e do melhor caminho a trilhar para as alcançar.

 

As sessões seguintes, poderão tomar uma infinidade de rumos, uma vez que, estarão completamente adaptadas aos objetivos definidos:

 

Asanas (posturas): as asanas correspondem ao terceiro membro, do que se pode considerar, o caminho do Yoga definido por Patanjali nos Yoga Sutras. São também, a componente do Yoga mais amplamente divulgada e conhecida no Ocidente, pelo que, serão certamente alvo de uma atenção especial nestas sessões de Yoga personalizado. A forma como o corpo será trabalhado através das asanas, nomeadamente, se privilegiamos força, flexibilidade, equilíbrio, relaxamento, um grupo de músculos específico, entre outras possibilidades, dependerá dos objetivos definidos com o praticante. Naturalmente, serão tidas em conta as necessárias contra posturas durante a sessão, e o equilíbrio da mesma, de forma a que o corpo possa, no final, sentir os benefícios plenos da prática.

 

Pranayama (práticas respiratórias): as técnicas de respiração são o quarto membro do caminho do Yoga e, também bastante conhecidas no Ocidente. Acalmam o sistema nervoso, focando e tranquilizando a mente, e geram um clima de serenidade de dentro para fora, que aumenta a concentração. Estas práticas, terão maior ou menor evidência nas sessões de Yoga personalizado, de acordo com as intenções do praticante.

 

∞ Sessões teóricas: havendo interesse por parte do praticante, poderão ser levadas a cabo sessões puramente teóricas, cuja metodologia, terá em conta a forma como o praticante se sente mais confortável em receber a informação, e versarão sobre as temáticas que a este mais aprouverem, dentro da vastidão da literatura associada ao Yoga.

 

∞ Para além do exposto, poderão ainda ser incluídos nas sessões de Yoga personalizado, vários outros elementos, conforme o praticante esteja mais ou menos disposto a aprofundar a filosofia. Destaco os mantras, kryas, bandhas e mudras.  

 

O local da prática será aquele, no qual o praticante se sinta mais confortável. Assim, as sessões poderão decorrer em casa, no escritório, ao ar livre ou em qualquer outro local. Caso o praticante não disponha de nenhum local propício à prática de Yoga, (tranquilo e arejado), será encontrado um local adequado a esse fim, que lhe facilite a gestão da vida diária.

 

Importante reter dois aspetos acerca das sessões de Yoga personalizado.

 

Em primeiro lugar, não haverá qualquer relação aluno-guru, porque não haverá nenhum guru. Mesmo a classificação de ‘professor’, sendo a terminologia internacionalmente aceite, não me apraz. Serei apenas um veículo e um veículo bastante modesto. Esforçado, mas sempre incompleto, face à enormidade do tema.

 

Em segundo lugar, nas sessões de Yoga personalizado, o bem-estar e satisfação do praticante estão em primeiríssimo lugar. Nestas sessões, pode-se (e deve-se), esperar uma atenção redobrada à individuação do praticante, atenção essa que o irá distinguir, enaltecer e cuidar particularmente bem.

 

Até breve,

Inês

DSC_1056.jpg

 (foto por foto.alma)