Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

YogaProjection

Mantenha o Eu, o Yoga adapta-se. ∞ Keep the Self, Yoga adapts.

YogaProjection

Mantenha o Eu, o Yoga adapta-se. ∞ Keep the Self, Yoga adapts.

Yoga Personalizado

As sessões de Yoga personalizado são um serviço que visa estreitar a relação entre o Yoga e o praticante e, entre este e o seu corpo e mente, com o fim último de estabelecer uma condição de bem-estar duradoura.


O Yoga, aparece nos dias de hoje, como uma modalidade cada vez mais completa no que toca à gestão da condição física e emocional e, por esse motivo, cada vez mais em voga, conquistando inúmeros adeptos. O motivo, prende-se com o facto de ser uma actividade que conjuga posturas físicas, mais ou menos intensas, consoante a condição do praticante, com exercícios de respiração, cujo objectivo primordial, é activar o sistema nervoso parassimpático, portanto, restabelecendo a sensação de acalmia e tranquilidade necessárias para garantir a saúde, física e emocional.


A primeira destas sessões é a mais importante e, por isso, gratuita. É nesta sessão que aferimos empatia, intenções e estabelecemos o fio condutor das futuras sessões. A conversa, segue em torno das questões de saúde (física e emocional) do praticante, das expectativas em relação ao Yoga, e do melhor caminho a trilhar para as alcançar.


As sessões seguintes, poderão tomar uma infinidade de rumos, uma vez que, estarão completamente adaptadas aos objetivos definidos:


∞ Aulas predominantemente físicas - asanas (posturas): as asanas correspondem ao terceiro membro, do que se pode considerar, o caminho do Yoga definido por Patanjali, nos Yoga Sutras. São também, a componente do Yoga mais amplamente divulgada e conhecida no Ocidente, pelo que, serão certamente alvo de uma atenção especial nestas sessões de Yoga personalizado. A forma como o corpo será trabalhado através das asanas, nomeadamente, se privilegiamos força, flexibilidade, equilíbrio, um grupo de músculos específico, entre outras possibilidades, dependerá dos objetivos definidos com o praticante. Naturalmente, serão tidas em conta as necessárias contra posturas durante a sessão, e o equilíbrio da mesma, de forma a que o corpo possa, no final, sentir os benefícios plenos da prática.


∞ Aulas predominantemente relaxantes - pranayama (práticas respiratórias): as técnicas de respiração são o quarto membro do caminho do Yoga e, também bastante conhecidas no Ocidente. Acalmam o sistema nervoso, focando e tranquilizando a mente, e geram um clima de serenidade de dentro para fora, que aumenta a concentração. Estas práticas, terão maior ou menor evidência nas sessões de Yoga personalizado, de acordo com as intenções do praticante. Para além de pranayama, poderão ainda ser executadas um conjunto de posturas passivas do Yoga, especialmente indicado para praticantes em recuperação de alguma condição de saúde, e/ou que pretendam apenas restabelecer o equilíbrio do seu organismo, compensando uma rotina diária agitada.

∞ Sessões teóricas: havendo interesse por parte do praticante, poderão ser levadas a cabo sessões puramente teóricas, cuja metodologia, terá em conta a forma como o praticante se sente mais confortável em receber a informação, e versarão sobre as temáticas que a este mais aprouverem, dentro da vastidão da literatura associada ao Yoga. 

∞ Sessões de meditação: A meditação (dhyana) é o sétimo membro do caminho do Yoga de acordo com Patanjali, podendo ser definida como o alinhamento natural e espontâneo do corpo, respiração, mente e espírito. Amplamente reconhecida no Ocidente, é uma prática que traz mais equilíbrio mental e emocional e, como consequência, mais paz interior. A meditação poderá ser incluída na sessão de asanas e/ou pranayama ou ser o foco essencial de toda a sessão. Neste último caso, não havendo a preparação prévia do corpo e mente através das posturas e dos exercícios respiratórios, o praticante será preparado para a sessão através dos dois membros anteriores do caminho do Yoga, nomeadamente, pratyahara (controlo dos sentidos e estabilização das sensações da mente) e dharana (concentração e atenção fixa em um único ponto). As sessões de meditação poderão ser guiadas ou em silêncio.


∞ Para além do exposto, poderão ainda ser incluídos, nas sessões de Yoga personalizado, vários outros elementos, conforme o praticante esteja mais ou menos disposto a aprofundar a filosofia. Destaco os mantras, kryas, bandhas e mudras.


Uma sessão típica, iniciar-se-á com um breve momento de concentração e preparação para a prática, seguida de aquecimento articular e cardiorrespiratório. A prática das posturas de Yoga (asanas), organizadas de acordo com o que o praticante pretende alcançar, será seguida por exercícios de respiração (pranayama). A sessão termina com um exercício de recuperação e relaxamento (Yoga nidra).


O local da prática será aquele, no qual o praticante se sinta mais confortável. Assim, as sessões poderão decorrer em casa, no escritório, ao ar livre ou em qualquer outro local. Caso o praticante não disponha de nenhum local propício à prática de Yoga, (tranquilo e arejado), será encontrado um local adequado a esse fim, que lhe facilite a gestão da vida diária.


Nas sessões de Yoga personalizado, o bem-estar e satisfação do praticante estão em primeiro lugar. Nestas sessões, pode-se (e deve-se), esperar uma atenção redobrada à individuação do praticante, atenção essa que o irá distinguir, enaltecer e cuidar.


Ao dispor,

Inês 

DSC_1056.jpg

 (foto por foto.alma)