Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

YogaProjection

Mantenha o Eu, o Yoga adapta-se. ∞ Keep the Self, Yoga adapts.

YogaProjection

Mantenha o Eu, o Yoga adapta-se. ∞ Keep the Self, Yoga adapts.

Quês & Porquês que surgem em sala #1

Eu sei muito pouco sobre tudo!

 

Por esse motivo, sempre que uma voz se faz, e muito bem, ouvir iniciando uma frase por ‘Explica lá’ ou ‘Sabes se’ ou ainda, ‘Porque é que’, sou altamente cuidadosa nas respostas e, quase sempre, parca.

 

Instalou-se, um dia destes, a confusão entre o lado direito e o lado esquerdo. Claro, não estivéssemos nós o tempo todo a tentar equilibrá-los. De qualquer forma, a questão, desta feita, não se prendia tanto a este equilíbrio ténue, mas antes, à sua associação à energia feminina e masculina.

 

“Se, em termos cerebrais, o lado esquerdo é associado à racionalidade e o lado direito à criatividade, porque dizes que o nosso lado esquerdo está associado à nossa energia feminina e o lado direito à nossa energia masculina?”

60cae7479910fd1eb4d9f6d61c75b2da.jpg

Bom, a explicação é simples e lógica, mas naquele momento, bem me baralhei. Ainda me agarrei ao calo da escrita para tentar não me perder de qual era a esquerda e a direita, mas a dada altura, a criatividade já entrava no domínio esquerdo da energia masculina. Uma confusão!

 

Simplificando!

EsqDto.jpg

 

 

 

- O hemisfério cerebral direito, coordena e controla o lado esquerdo do nosso corpo;

 

- O hemisfério cerebral esquerdo, coordena e controla o lado direito do nosso corpo.

 

 

 

 

Podemos referir, grosso modo, que:

 

- O hemisfério cerebral direito tem, tradicionalmente, associadas características como: não-verbal, relacional, livre, imaginativo, simultâneo, múltiplo, holístico, subjectivo e qualitativo. Este hemisfério será então, o responsável pelo pensamento intuitivo-imaginativo, criativo, pela mente emocional, a que sente.

 

- O hemisfério cerebral esquerdo tem, tradicionalmente, associadas características como: verbal, analítico, dirigido, sucessivo, sequencial, linear, objectivo, digital e quantitativo. Este hemisfério será então, o responsável pelo pensamento racional-verbal, cronológico, é a mente racional, a que pensa.

 

Por fim, no Yoga, temos que:

 

- O lado esquerdo do nosso corpo (controlado pelo hemisfério cerebral direito) está associado à nossa energia feminina, responsabilizando-se pelo nosso lado sentimental, filosófico, espiritual, pensando no hoje, no aqui e no agora. Está associado à energia da Lua (Tha [i]), da noite, do frio, do negativo, do Yin [ii], etc.;

 

- O lado direito do nosso corpo (controlado pelo hemisfério cerebral esquerdo) está associado à nossa energia masculina, responsabilizando-se pelo nosso lado lógico, matemático, científico, reconhecedor de padrões, estratega. Está associado à energia do Sol (Ha), do dia, do quente, do positivo, do Yang, etc.

 

Concluindo, o Hatha Yoga visa o equilíbrio entre estas duas forças, energias, princípios, através do domínio do corpo e da respiração, quer seja através do desenvolvimento de igual força e flexibilidade de ambos os lados, quer seja através da indução dos dois hemisférios cerebrais, a um funcionamento equilibrado, de modo a que, o lado lógico, matemático, e o lado criativo, intuitivo, sejam estimulados a trabalhar em harmonia e com igual eficiência.

 

(Mas ninguém disse que era fácil!)

LeftRigth.jpg

 

[i] Tha significa Lua em sânscrito, e Ha significa Sol = Hatha

[ii] Yin e Yang é um princípio da filosofia chinesa, onde yin é o princípio passivo, feminino, noturno, escuro e frio e yang é o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso e quente. São duas energias opostas e essenciais, que expõem a dualidade em tudo que existe no universo.